O que é assessoria de imprensa?
Entenda como funciona e saiba quais
os benefícios para sua empresa.
 
   
 
O que dizem os clientes
Veja depoimentos de alguns clientes.
 
   
 
Sobre Airton Gontow
Clique aqui para saber mais!
Gontof Comunicação - Telefones:
(11) 4508-4554
(11) 99109-0688
 
| | |        

Releases


Cultura e Responsabilidade Social
José Luiz Goldfarb visita Tocantins para a implementação do projeto Letras de Luz 2010

Goldfarb apresenta em Gurupi, São Valério, Peixe, Porto Nacional, Miracema, Lajeado e Palmas um projeto renovado e ainda mais sólido. Com três vertentes - doação de acervo literário, oficinas para multiplicadores da leitura e formação de grupos de teatro (para incentivo ao prazer da leitura através da encenação de textos literários) - o Letras de Luz tem alcançado excelentes resultados, desde o seu início, em 2007.


O professor José Luiz Goldfarb chega amanhã, dia 19, a Tocantins, para visitar, até 22 de janeiro, as cidades de cidade de Gurupi, São Valério, Peixe, Porto Nacional, Miracema, Lajeado e Palmas para dar início à implantação do quarto ano do projeto "Letras de Luz" no Brasil. São Valério e Porto Nacional funcionam como pólos do projeto no estado, enquanto as outras cidades funcionam como satélites. Na terça à tarde, Goldfarb visita Gurupi. Na quarta-feira, ele estará pela manhã em São Valério e à tarde em Peixe. Na manhã de quinta-feira, 21, visita Porto Nacional e à tarde discute o projeto em Miracema e Lajeado. Na sexta-feira, 22 de janeiro, acontece a última etapa da visita, em Palmas (onde o coordenador do Letras de Luz pernoitará a partir do dia 20).

Poucos projetos na área de responsabilidade social conseguem atingir tantos anos de atividade com o benefício da Lei Rouanet. O Letras de Luz, patrocinado desde seu início, em 2007, pelo grupo EDP (Energias de Portugal - que atua em vários Estados do Brasil) e realizado pela FVC (grupo Abril) é um caso raro. Com três vertentes - doação de acervo literário, oficinas para multiplicadores da leitura e formação de grupos de teatro (para incentivo ao prazer da leitura através da encenação de textos literários) - o projeto tem alcançado excelentes resultados e, assim, obtido a sua renovação no Ministério da Cultura e a manutenção do apoio financeiro do grupo EDP.

Goldfarb destaca que a experiência obtida nos três anos anteriores permitirá avanços nos conteúdos das oficinas e na integração destas ações com as apresentações teatrais. “Acredito que poderei apresentar nas cidades que visitarei, tanto dos pólos quanto dos satélites envolvidos, um projeto sólido, eficiente e que, sem dúvida, ajudará as populações abrangidas através da disseminação do hábito da leitura. O Letras de Luz é já um case do bom uso da Lei Rounaet para democratizar a cultura em nosso país", afirma.


Sobre José Luiz Goldfarb

José Luiz Goldfarb possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Filosofia e História da Ciência - McGill University, Canadá (1980) e doutorado em História da Ciência pela Universidade de São Paulo (1992). É curador há 20 anos do prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, considerado a principal premiação da literatura do país; é professor e diretor do Programa de Estudos de Pós-Graduação em História da Ciência da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; coordenador do Corredor Literário na Paulista, da Secretaria de Estado da Cultura; oficiante do culto da sinagoga da Associação Brasileira “A Hebraica” de São Paulo; conselheiro da Biblioteca Haroldo de Campos (Casa das Rosas - Secretaria de Estado da Cultura); e presidente do conselho deliberativo da Associação Amigos do Museu Judaico de São Paulo, entre outros. Foi durante 18 anos sócio-proprietário da livraria Belas Artes, na Av. Paulista, a primeira a ter um café e esaço cultural, verdadeiro point de políticos, artistas e intelectuais de São Paulo.

Além das atividades de pesquisa e pedagógicas, Goldfarb atua também na área das comunicações através da TVPUC (canal universitário) com o programa de entrevistas “Nova Stella - Ciência em Debate”, que leva ao telespectador uma entrevista semanal com professores e pesquisadores da PUC e de outras universidades, sempre abordando a temática da ciência com perspectiva histórica e filosófica. O programa vai ao ar quatro vezes por semana e em março inicia seu terceiro ano de atividade ininterrupta.

Goldfarb é ainda coordenador de diversos programas de incentivo à leitura, que destacamos abaixo, em itens, para facilitar a leitura do release:

São Paulo: um Estado de Leitores, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, que inaugurou ou revitalizou cerca de 150 bibliotecas públicas no interior do estado e abriu ou alimentou cerca de 400 salas de leitura na cidade de São Paulo, além de realizar centenas de eventos que promovem a leitura e capacitam multiplicadores de leitura;

Letras de Luz, da Fundação Victor Civita, com patrocínio da Energias de Portugal (EDP), via Lei Rouanet, abrange 100 municípios nos estados do Tocantins, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Com três vertentes - doação de acervo literário, oficinas para multiplicadores da leitura e formação de grupos de teatro (para incentivo ao prazer da leitura através da encenação de textos literários) - o projeto tem alcançado excelentes resultados e, assim, obtido a sua renovação no Ministério da Cultura e a manutenção do apoio financeiro do grupo EDP.

Rio: uma Cidade de Leitores, da Secretaria de Educação da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. Em 2009, Goldfarb atendeu ao chamado da secretária Claudia Costin. O projeto já tem presença marcante na rede de escolas públicas cariocas, abrangendo 36 mil professores, 300 creches e cerca de 11 mil escolas.

José Luiz Goldfarb, torcedor fanático do Santos, tem grande conhecimento na área de História, com ênfase em História das Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: história da ciência e ciência no século XVII, influências herméticas em Isaac Newton, ciência e religião, história da ciência no Brasil; bibliotecas públicas, políticas públicas de promoção do livro e da leitura, judaísmo e cinema, além da elaboração, produção, viabilização e implantação de projetos e eventos culturais. E ele não para! É um físico que realmente parece conhecer a arte de dominar o tempo, já que atua na linha de frente de todas as atividades em que está envolvido. Para 2010, prepara um projeto de leitura para a Secretaria da Educação da Cidade de São Paulo.
 


Seguem as informações da viagem de Goldfarb a Tocantins*

Dia 19 – terça-feira

Gurupi – visita no período da tarde à Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Juventude, onde se reúne com as secretárias Ilcemara e Wilma, à av. São Paulo, esquina com a rua 10. Estará na cidade a partir das 12h. Ficará até o dia 20 pela manhã

Dia 20– quarta-feira

São Valério – encontro pela manhã com a secretária de Educação, Zélia Ferreira Costa, à avenida Goiás s/n, no Centro. Ficará na cidade das 9h às 12h

Peixe – encontro no período da tarde com secretário de Educação, Arnaldo Pereira. Ficará na cidade das 14h30 às 16h30.

 

Pernoite em Palmas

Dia 21– quinta-feira


Porto Nacional – encontro pela manhã com o secretário municipal de Turismo e Cultura, Jefferson Lopes Bastos Filho, à rua Dr. Francisco Aires, 338. Estará em Porto Nacional das 9h às 12h

Miracema – à tarde, Goldfarb se reúne com o secretário de Educação, Leomar Quintanilha, à av. Getúlio Vargas, s/n -Centro. Fica na cidade das 14h às 16h

Lajeado – também à tarde, visita à secretária Luiza Brasileiro, à rua Cel. Júlio May, 242, no Centro. Fica em Lajeado das 16h30 às 18hh30.

 

Pernoite em Palmas

Dia 22– sexta-feira

Palmas – encontro com o gerente do Ensino Fundamental, Mário Pacheco, na Secretaria de Educação, no 106 Norte, Alameda 17, Lote 16.

*Os horários podem ser modificados. É sempre com confirmar antes com a assessoria de imprensa (11-2158-0163/73/83 e 9109-0688) ou com o próprio Goldfarb no 11-9611-8841.
 

 

Gontof Comunicação

Jornalista responsável: Airton Gontow (MTB: 18.574)
Telefones: (11) 2158-0163, 2158-0173, 2158-0183, 9109-0688 e 9494-4193
e-mail: redacao@gontof.com.brsite: www.gontof.com.br

Nossos Clientes
Restaurantes: Consulado Mineiro, Brooklyn, Família Mineira e Todai Garden: Bares, Cafés e Bistrôs: Avenida Club; Buffet: CasaBlanca Buffet e Eventos; Dança: Tango B’Aires; Educação: Museu de Arte Jovem; Cultura: Pró Cultura Marketing Cultural e Eventos; Studio Kobra/Eduardo Kobra, José Luiz Goldfarb e D.A. Produções Artísticas e revista lounge*; Eventos: Acorde para o Meio Ambiente; Projeto: Acorda Brasil; Empresa: Limter – Ceiling Pro International.

 

 

 

 

 

 


 

Todos os direitos reservados ®    |    w w w . g o n t o f . c o m . b r    |    By Redbit